Projecto Registo de Um Caminho Santo (detalhado) - Pé de Fé

Projecto "Pé de Fé"

Um casal do Bairro da Ameixoeira, Lisboa, AC e mulher, artesãos de registos católicos, no âmbito do projecto lig@te - núcleo empreendedor da Ameixoeira, têm como tutor empresarial Manuel Forjaz, CEO da Ideiateca Consultores e patrocinador de projectos sociais. Na primeira conversa procuraram compreender como poderiam desenvolver o seu pequeno negócio de Registos Católicos.

Nesse enquadramento um amigo de Manuel Forjaz, FLS, lembrou-se do potencial aproveitamento da visita do S.S. Papa Bento XVI para a criação de uma linha semi-industrial de Registos com o objectivo de constituir um donativo que fosse apoiar projectos sociais, nomeadamente de apoio a empreendedorismo social.

AC e a mulher recebem apoio do projecto Lig@-te que tem como responsável Susana Ferreira. Este projecto em parceria está acolhido no Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira, e visa promover a integração social via promoção de projectos empreendedores de moradores de uma zona excluída da cidade de Lisboa, que acumula múltiplos problemas sociais.

Manuel Forjaz contactou o Padre João Seabra pedindo informações sobre quem deveria contactar para poder aceder à passadeira do Papa e este sugeriu o contacto com o responsável do protocolo da Presidência LAV, que o remeteu para FPG que no Ministério dos Negócios estrangeiros coordena logisticamente estes assuntos.

A adesão de todos a esta causa social foi espontânea e o projecto pôs-se em execução quando Catarina Holstein, amiga de Manuel Forjaz sugeriu que João Albuquerque e Ana Perestrello, alunos da Católica viessem a ser coordenadores de toda a operação, com o apoio de todas as entidades que pro-bono gostariam de se associar a esta iniciativa. Foi no desenrolar deste projecto que surgiu a ideia de criar a marca Pé de Fé. Através da distribuição dos registos Pé de Fé vão ser obtidos resultados que irão permitir criar donativos que irão então apoiar projectos de empreendedorismo social.

Todos os resultados financeiros da operação serão utilizados para a aquisição de produtos e serviços fundamentais à montagem da operação a valores sociais a serem discutidos caso a caso e só após termos feito todos os esforços para os adquirimos pro-bono; os eventuais resultados irão ser integralmente ser aplicados na criação de o Fundo Social Registo de Um Caminho Santo gerido pelo Instituto de Empreendedorismo Social, IES, para financiar projectos que cuidem das necessidades dos mais fracos e desfavorecidos.

A transparência da gestão deste projecto será total e será exposta num blog aberto a todos.


Investimento dos donativos

Os resultados obtidos com a operação Pé de Fé serão supervisionados pelo Instituto de Empreendedorismo Social, que pretende assim criar iniciativas e financiar projectos que cuidem das necessidades dos mais fracos e desfavorecidos.


Parceiros, Apoios e Patrocínios

Esperamos um ampla aglutinação de parceiros ao projecto, neste momento o projecto já conta com a Ideiateca Consultores, Instituto de Empreendedorismo Social. Todos os parceiros devem ser aceites desde que fique claro que esta iniciativa é não lucrativa e que cada um deve ter um papel específico e muito bem definido na gestão do mesmo, ainda que seja apenas de endosso ou credenciação.

Contamos assim com o apoio do Dr. Manuel Forjaz (Ideiateca Consultores), que é um dos mentores do projecto, a Dr. Leonor Gomes da Easybus, que além de ter cedido o espaço para produção e ponto de logística tem partilhado um grande know-how com os gestores do projecto, a Transporta vai ser o nosso parceiro a nível de logística da alcatifa do aeroporto de Lisboa e do Porto para o nosso centro de produção, a EURO RSCG Design que apoio-nos em todo o design do nosso registo, esperamos brevemente contar ainda mais com algumas organizações mas de momento ainda nos encontramos em processo de negociação.
Neste momento temos o prazer de termos diversificado muito os nossos parceiros. Contamos assim com a EasyBus onde vamos ter um espaço para produzir os nossos registos, é sem dúvida uma ajuda fundamental para a concreterização do projecto.

Estrutura do Projecto

O Projecto Registo de Um Caminho Santo começou no final do mês de Março, tornando assim o prazo de execução do plano de acção muito curto, visto que a visita do S.S. Papa Bento XVI decorrerá já no próximo mês de Maio entre os dias 11 e 14.



O projecto irá contar com as seguintes fases:


Design – Conceber criativa e graficamente uma linha de registos. Com isto entende-se por criar um ou vários modelos; definir dimensões e sofisticação imagética, definir cores, tipos de design, materiais a utilizar e facilidade de montagem.

Preço – Definir um preço ou vários consoante o modelo, eventualidade de se realizar uma campanha de pré-venda.

Promoção – Criação de um Blog e realização de algumas campanhas em Televisão e Rádio de modo a conseguirmos uma rápida promoção do registo.

Produção – A produção será num espaço da Easybus e só será possível com o contributo de muitos voluntários. O know-how de António Carvalho e mulher, proponentes iniciais da actividade dos registos, e são sem dúvida os protagonistas deste projecto. Promovendo a iniciativa e a energia individual, ao alcance de todos.

Logística – Pedir autorização à Câmara Municipal de Ourém, para distribuição do nosso produto no dia 12 e 13 de Maio em Fátima. Os registos Pé de Fé serão também distribuídos em paróquias e/ou outros locais que mostrem interessem na cooperação deste projecto.

Distribuição – É necessário procurar um parceiro e voluntários que apoiem este projecto desde o ponto de produção até aos diferentes pontos de venda. A distribuião será realizada em Paróquias, Lojas Religiosas e outros pontos de venda que se mostrem interessados. Todas as paróquias e movimentos católicos terão um contributo deste projecto no valor de 10% dos donativos obtidos por estes.