quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Outro Lado

Quando começámos a estruturar melhor todo este processo, eu e o João apercebemo-nos que esta ideia envolvia muito mais trabalho do que tínhamos calculado.

Confesso que ficámos muito apreensivos, mas nada melhor que uma boa homilia para nos tranquilizar: "Não tenhais medo!", foi a frase que o Cardeal Patriarca de Lisboa repetiu várias vezes na Missa de Páscoa da Universidade Católica Portuguesa, maior incentivo que este era difícil!

Começaram as reuniões, a "angariação" de ajuda e de força para este projecto! Conversámos com o nosso grupo das Missões Universitárias (http://sites.google.com/site/missaopaisportugal/), onde todos se mostraram disponíveis e cheios de vontade de ajudar, foi uma recarga de confiança! Afinal, 30 cabeças pensam melhor que duas, e isso confirmou-se pela quantidade de ideias que surgiram.

As frequências à porta, os trabalhos para entregar, tudo começou a ficar difícil de conciliar. Será que isto se iria tornar insustentável? Foi então que decidimos alargar a nossa equipa! Pensámos que seria bom ter alguém mais artístico, com conhecimentos técnicos, que dedicasse algum tempo ao design do produto e outra pessoa para ajudar com a logística. "Contratámos" a Teresinha Seabra Pereira, que estuda Design de Equipamentos na Faculdade de Belas Artes, e o Miguel Bragança, que está em Engenharia e Gestão Industrial na FCT. Tem tornado tudo mais simples, e principalmente mais compatível com os estudos!!!

Tenho pena que tanta criatividade e entusiasmo não tenham vindo com o factor experiência anexado...pois é, era tudo muito bonito mas não muito concretizável. Felizmente tivemos a oportunidade de ir à Euro RSCG, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, onde fomos muito bem recebidos pelo Dr. Eugénio Chorão, que nos disponibilizou alguns membros da equipa para ajudar. Esta equipa de três designers fantásticos mostrou-nos a forma mais prática de realizar este projecto. O seu know-how foi importantíssimo para definirmos objectivos concretos, originais e alcançáveis.

Finalmente fomos à Ameixoeira conhecer a Dr. Susana Ferreira, promotora de projectos empreendedores nesta zona. Estes são alguns dos projectos que vão ser ajudados pelo nosso fundo. Foi fantástico ver como há tantas pessoas que precisam da nossa pequena ajuda e isto deu-nos força para acreditar nos resultados deste trabalho. Vamos ajudar pessoas boas a terem uma vida melhor! Apesar de ainda não estar oficializado, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais - UCP já concordou em dar-nos o seu apoio institucional. A Professora Fátima Barros mostrou-se disponível e felicitou a iniciativa. Este é um forte desafio a desenvolver tudo o que aprendemos cá na Faculdade.

Este projecto tem sido muito enriquecedor, mostra-nos o outro lado do gestor, o dia-a-dia, todos os conhecimentos práticos que só a experiência traz.

Sem comentários:

Enviar um comentário